Depoimento de Jair Teixeira
Antônio Gonçalves das Silva, quando deixou Cachoeira do Sul com destino à Gramado, veio para ficar. Boêmio por excelência, nas horas de folga fazia parte de rodas de samba em locais escolhidos da cidade. Ele, os irmãos Osvaldo e Nelson Tissot e Luizinho Couto, filho de um funcionário do Banco do Comércio, fundaram um harmonioso e excelente conjunto vocal, que alegrava os clubes e bares da cidade. Roberto Sperb notável centroavante do Centro Esportivo Gramadense, freqüentemente, com seu violão, às vezes anexava-se ao conjunto, nele introduzindo músicas românticas, de seresta e algumas modinhas de origem portuguesa.
Rádio Floresta
Depois do advento do Serviço de Alto-falantes, Antônio conheceu em Nova Petrópolis um transmissor de rádio em funcionamento, montado por técnico daquela cidade.
Juntando-se ao amigo e competente rádio-técnico gramadense Rineu Benetti, Antônio, fez surgir o primeiro transmissor de rádio, montado, instalado e posto em funcionamento em Gramado.
A programação da emissora era coordenada pelo próprio Antônio Gonçalves, e cobria a zona urbana, algumas zonas rurais de Gramado e até pontos do município de São Francisco de Paula. Contudo, ele estava sempre ouvindo a opinião de pessoas amigas e representativas da cidade entre as quais Romeo Riegel, então locutor profissional em emissora de Porto Alegre, o antigo seresteiro e amigo da noite Adail de Castilhos e a sra Joecy Lied Zatti, cuja voz lembrava a de Dalva de Oliveira.
A Rádio Floresta com uma programação apoiada em musica popular brasileira, caiu na simpatia do povo gramadense, chegando a um nível de até encenar peças de rádio-teatro, no que se destacou a voz grave e melodiosa de Lindolfo Ruschel.
Um episódio
Estávamos na época em que a imprensa de todo mundo noticiava as múltiplas deformações que o medicamento chamado Talidomida causava às crianças cujas mães, durante a gravidez, haviam consumido tal remédio
Designado pelo Antônio, peguei um protótipo de gravador que eu possuía e, a pé e pela manhã,fui ao Hospital Santa Terezinha e realizei um entrevista, para ser apresentada ao meio-dia, com o Dr. Erico Albrech. Ele discorreu sobre as origens da Talidomida e os enormes perigos que representava.A entrevista foi ao ar, conforme planejado, e o inesperado, então, aconteceu.
Ato contínuo à divulgação, muitas pessoas das zonas urbana e rural de Gramado, por telefone ou pessoalmente, conduzindo frascos de Saúde da Mulher, Biotônico Fontoura, Emulsão de Scott e outros medicamento populares que estavam usando: procuravam o Dr, Érico no consultório, no hospital e até em sua casa, para saber se deviam ou não continuar consumindo tais produtos.
Foi por episódios assim ingênuos, pitorescos e retratos fieis de uma época que, tanto a Rádio Floresta quanto seu idealizador Antônio Gonçalves Silva, cada vez mais, tomam importância na História de Gramado.
Eis um pequeno trecho de uma carta dirigida a Adail e Joecy no dia 05-01-1993, por Jair Teixeira.Na quietude da noite, dou asas a minha imaginação e vejo Roberto Sperb, Ivan Barbosa e Antonio Gonçalves. A luz pálida do ambiente sugere o luar. A atmosfera propicia a serenata e a confraternização. E as fortes emoções fazem-se presentes em encontros desse gênero. Encontro? Não! Reencontro de amigos, cujas vidas, entre nós, foram sempre embaladas pela música popular brasileira. Fechem os olhos e ouçam comigo os violões, que estão sendo afinados...
Entre si, eles trocam informações, daqui e de lá... Até um certo Centro Artístico e Cultural está sendo lembrado, carinhosamente... Seus integrantes...Seu Piano... O sol, a lua, as estrelas, o céu, enfim, agora estão a serviço desses nossos três saudosos amigos. Descontraído, bem a vontade e olhando para os circunstantes, recém chegando Antonio diz...
-“Meu Deus! Isto aqui é um paraíso... São Pedro, que em silêncio, não se contém. Faz da chave um triângulo e o “ziriguidum” toma conta do céu! Abraços.”Fechou-se o pano do palco, deixando atrás dele uma doce saudade que envolve todos que participaram da grande família que era o Centro Artístico e Cultural de Gramado.